Parceria com o Escritor Ricardo Valverde

Boa tarde leitores,


 
O blog Accio Books vem trazer mais uma parceria para vocês. Dessa vez com o escritor Ricardo Valverde, autor dos livros “2012 – O menino que previu o apocalipse” e “2012 – O segredo do Monte Negev”.
 
 
A seguir temos uma super entrevista que o Ricardo concedeu ao blog. Vamos conferir?
É Empolgante *-* 
 
 

 
1) Gostaria de agradecê-lo pela honra em conceder ao blog Accio Books essa parceria, Ricardo. Conte-nos um pouco sobre você. Gostaríamos de conhecer um pouco mais sobre um dos novos nomes de nossa literatura.

 

Eu que agradeço a oportunidade. É uma grande honra pra mim. Ricardo Valverde é um cara simples, alegre e que gosta de conhecer pessoas e fazer amigos. Eu costumo sempre responder assim, quando perguntado a respeito do sucesso em relação aos livros: “Se eles estão me trazendo amigos, eu estou no caminho certo”.

 

2) Conte aos leitores do blog o que o inspirou a escrever seus livros.

 

Sou um apaixonado por Nostradamus desde os meus 17 anos de idade. Estudei sua vida, seus feitos e a maioria de suas profecias, o que me levou a conhecer outros povos e a estudá-los também. Conheci um pouco sobre a vida dos Maias, dos Egípcios, Índios Holpi, Essênios, Hindus e tantos outros. Na verdade, as duas histórias vieram ao meu encontro e os dois romances acabaram nascendo naturalmente.

 

“2012 – O menino que previu o apocalipse” conta a história de Michael, um garoto meigo, doce e sonhador, que vive no Cairo com o pai desde pequeno. Coincidência com a data do apocalipse (palavra que significa revelação), o menino nasceu no dia “21 de dezembro” de 1995, em Roma, na Itália. Às vésperas de completar 11 anos, Michael conhece uma senhora chamada Sybila, que vive dentro de uma caverna no Monte Sinai e passa a ser atacado por visões sobre o futuro. Dentre essas profecias, destaca-se a morte de pessoas próximas, catástrofes e o fim do mundo no dia em que completaria 17 anos de vida. Além de tudo isso, Michael vive um lindo romance com Catarina, a quem fez uma promessa. Esse livro figurou entre os 15 mais vendidos do país, em abril de 2012, o que me trouxe muita felicidade.

 

“2012 – O segredo do Monte Negev” corresponde à sequência de “2012 – O menino que previu o apocalipse”, mas não se trata de uma continuação linear, tampouco temporal. Os dois romances correm paralelamente e se entrelaçam por meio dos acontecimentos e do encontro entre os personagens. Esse livro é contado por um padre Franciscano, Horácio, que recebe a missão de ir até Negev, um deserto inóspito, localizado logo após o deserto da Judéia, em Israel, para tentar resgatar uma profecia milenar, que revela um possível retorno de Cristo a Terra, na pele de uma menina, às vésperas da data do apocalipse. Mas, talvez o maior segredo do livro seja a revelação da verdadeira identidade desse padre.
 

3) Você viajou para outros países para se aprofundar nas histórias. Como se deu essa aprendizagem? Para que lugares você já viajou afim de concluir suas pesquisas?

 Estive em lugares lindos e que eu sempre tive vontade de conhecer. Em 2009, com o objetivo de ambientar o “2012 – O menino que previu o apocalipse” e criar os personagens com mais veracidade, viajei para Roma e Egito. O mais interessante de toda a viagem foi ficar hospedado no mesmo bairro onde o Michael (protagonista do primeiro livro) morava, em Midan Tahrir, bem próximo ao Museu do Cairo. Além disso, tive a oportunidade de fazer uma grande amizade, Nassar, que se tornou um personagem na história e a quem dediquei o livro. Ele me mostrou um Egito diferente do turístico, apresentando suas tradições, hábitos e manifestações culturais. Foi maravilhoso!O mesmo ocorreu em 2011, quando me lancei a Terra Santa e conheci Israel. O objetivo aqui era passar a limpo a vida de Jesus e caminhar por onde ele havia caminhado, já que o livro “2012 – O segredo do Monte Negev” conta sobre seu possível retorno ao nosso mundo. Não podia ter sido mais lindo!

 

4) Você tem algum escritor favorito? Alguém que o inspira.

 Sou apaixonado pelo Carlos Ruiz Zafón, autor de “A Sombra do vento”, “O Jogo do anjo”, “O Prisioneiro do céu”, “Marina” e “O Príncipe da névoa”. Além dele, destaco alguns excelentes escritores nacionais, que nos trouxeram grandes obras: Felipe Colbert, Samanta Holtz, Adriana Brazil, Lu Piras, Vanessa de Cássia e Maurício Gomide.

 

5) O que acha do cenário atual dedicado à literatura brasileira, em especial a nova geração de escritores?

Há um enriquecimento e um aquecimento muito forte da nossa literatura. Muitos bons escritores estão surgindo e ajudando a levantar a literatura nacional. Também vejo um movimento muito bonito dos leitores e dos Blogs tanto na aceitação quanto na divulgação dos livros de autores nacionais. Eu fico muito grato por estar vivendo esse momento de transformação pelo qual nossa literatura vem passando. Isso aconteceu com o nosso cinema e os filmes nacionais hoje ocupam um importante espaço na possibilidade de escolha das pessoas. Esse é o nosso objetivo.

 

6) Gostaria de deixar alguma mensagem aos leitores do blog?

Em primeiro lugar, gostaria de agradecê-los. Não existiriam livros sem leitores e isso tornaria nosso planeta um lugar muito pobre. Em segundo, não tenham medo de se arriscar, de correr atrás de seus sonhos, tampouco de fazer o que mais amam. Sempre haverá um tesouro escondido, nos aguardando, exatamente aí.

 

Um grande abraço,

Ricardo Valverde.




2 comentários:

  1. Minha Linda também gostei muito do seu blog. Lindo seu Layout, adorei !! Principalmente suas postagens em geral.
    E olha, queria te parabenizar pela parceria. Que você faça muito sucesso com o seu blog e que eu esteja sempre presente acompanhando suas conquistas. Tudo de bom mesmo pra vc !!

    E outra, ja estou te seguindo aqui e vou curtir sua pagina no face ta querida ?

    Ahhh e queria te dar um presentinho, se quiser, pode trazer meu link-me para o seu blog. Se quiser uma parceria me avise que eu te linko no meu tambem. =]

    Quando eu gosto de um blog eu falo e gostei do seu.

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela parceria, adorei a entrevista (:

    ResponderExcluir