Resenha: O Clã dos Magos (Trilogia do Mago Negro)










  • Editora: Novo Conceito
  • Autora: Trudi Canavan
  • Páginas: 448
  • Titulo Original: The Black Magician's Guild
  • Nota: 
  • Skoob


Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purifi car as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam. Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente. Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo da Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.




Sonea é uma garota criada nas favelas de Imardin, capital do reino de Kyralia. Como todo favelado, a menina cresceu odiando os magos, o Rei e os nobres. Esse ódio é fundamentado pela purificação: Uma vez ao ano, o Clã envia alguns de seus magos, a mando do Rei, para expulsar os pedintes, favelados e os pobres da cidade levando-os novamente para as favelas. É comum que algumas pessoas morram pisoteadas durante a purificação. Sonea cresceu vendo o horror que a purificação causa. Viu pessoas sendo pisoteadas e quando finalmente conseguiu sair das favelas e migrar para a cidade, ela e sua família são expulsos durante esse evento.

Enquanto migra novamente para a favela, Sonea reencontra velhos amigos, rapazes envolvidos em pequenos crimes, comandados por Harrim e Cery, melhor amigo de Sonea. Todos os anos, durante a Purificação, a gangue de Harrim se reúne para apedrejar os magos. As pedras batem no escudo protetor mágico e viram pó, mas para os que estão sendo expulsos soa mais como um ato de rebeldia, para mostrar que não concordam com essa atitude. Enchendo-se de raiva e mágoa e movida pelo desdém visto nos olhos de alguns magos, em especial pelo sorriso escarnecedor de um mago, Sonea atira sua segunda pedra, desejando, com toda sua raiva, que ela atingisse a cabeça desse mago. A pedra atravessa o escudo, atinge a fronte do mago e modifica a vida de Imardim.
A partir desse momento o leitor é levado pelos esconderijos das favelas, onde Sonea tenta se esconder do Clã. Os magos realizam buscas por todos os locais atrás da favelada que realizou magia. Movidos por impulsos diferentes, vemos os magos Rothen, seu antigo aprendiz Dannyl, e Fergun empreenderem grandes esforços para achar Sonea. Enquanto uns buscam por ela, outros discutem se realmente querem uma garota selvagem manchando a reputação do Clã. Até o aparecimento de Sonea, apenas os filhos das Casas abastadas se tornavam magos. A mando do Lorde Supremo, eles devem caçar e ensinar Sonea a dominar seus poderes e então fazê-la se unir ao Clã, ou voltar a favela com seus poderes bloqueados.
A minha impressão é que A Trilogia do Mago Negro é tão boa quanto Harry Potter; vou explicar o porquê, enquanto HP é mais infantil e vai evoluindo sua narrativa conforme Harry cresce, a trilogia criada por Trudi Canavan já começa como um thriller de ação, mistério e disputas políticas, sem esquecer o romance, que ao meu ver, vem na dose exata.
Realmente fiquei envolvida na narrativa. Senti-me como Sonea, fugindo dos magos, me misturando com ladrões e me envolvendo com o mago Rothen – personagem que definitivamente merece destaque. Trudi construiu personagens centrais que dão pano pra manga, ou seja, há mais por trás das aparências do que é revelado. Rothen é um dos poucos magos que desde o incidente na Purificação defende que Sonea deve ser aceita e treinada pelo Clã, ele olha para a garota e não vê uma criatura sem alma, ao contrário, ele acha que Sonea trará uma grande revolução dentro do Clã.
Apaixonei-me pelo livro. Quero muito ler a continuação e saber como será a reação dos personagens com a evolução dos poderes de Sonea (principalmente a de um personagem em especial me encantou, além de Rothen, é claro). 
Assista ao Book Trailer do livro:


Um comentário:

  1. Oi, Paula!

    Eu não li esses livros. Muita gente falou bem e tal, mas eu realmente não me animei.
    Acabei dando pra minha tia. Se um dia eu mudar de ideia, estarão por perto... rs.

    Beijos!

    www.oblogdasan.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...