Desafio A a Z Accio Books Resenha: Diário De Uma Paixão

Mais uma resenha do Desafio A a Z Accio Books, agora com a letra D:
- Diário de uma Paixão, Nicholas Sparks.



Esse é o terceiro livro do autor que tenho o privilégio de ler. Os dois primeiros - Querido John (Ainda vou resenhar); Um Amor Para Recordar (resenha) - dois romances surpreendentes, e posso dizer o mesmo de Diário de uma Paixão.


Noah Calhoun, um jovem de uma classe financeira não tão boa, conhece em um verão Allison Nelson, de uma família de boa reputação e nome. Os dois se veem em um grande romance, mas os pais de Allison julgam que Noah não é o homem perfeito pra ela, e se mudam sem mais nem menos, separando os dois para sempre. 14 anos depois, Allie está prestes a se casar com um grande advogado e de muito sucesso, mas antes, decide se reencontrar com Noah, apenas para dar uma despedida final. Quando volta a Nova Berna e se encontra com seu antigo romance, ela começa a se apaixonar novamente por ele, e ele por ela, e logo os dois começam a relembrar os tempos antigos, e se entregam a um romance como no verão em que se conheceram.

A história é bem emocionante. O que mais acho incrível nas obras de Nicholas Sparks é o realismo que ele emprega em seus romances, mesmo em uma obra fictícia não se apóia no surrealismo pois o romance entre Noah e Allie é real e verdadeiro.


Sobre os personagens, nas mãos de Nicholas Sparks, espere surpresas. O romance entre os dois protagonistas do livro não é algo muito meloso, e sim real. E a narração do autor consegue, digamos, entrar na mente do personagem. E citando a narração, neste livro percebi que Nicholas, em todos os capítulos, a cada momento muda a perspectiva de um personagem para o outro. A narração continua em terceira pessoa, mas é como se ele explorasse no geral os personagens. Em Diário de uma Paixão ele vai alem e consegue, quase ao mesmo tempo, centralizar cada personagem. Da forma que Nicholas faz, não é um ponto ruim, até agrada esse modo dinâmico da narração.

Por fim, quero mencionar o final esplêndido. Acho que o último capítulo é muito, mais muito emocionante. A história de Noah e Allie ali faz sentido. Nicholas, por isso, é um dos meus autores preferidos. Recomendo Diário de uma Paixão, leitura surpreendente...

3 comentários:

  1. Olá Paula!
    Eu sou super fã dos livros da Nicholas, os livros dele sempre me emocionam, ainda não pude ler esse, mas já esta aqui esperando rs..
    Já vi o filme e é lindo, é muito real os romances dos livros de Sparks!
    Adorei sua resenha!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Hey! Passando para conhecer =)
    Os livros do Nicholas não fazem muito meu estilo (por favor não me bata). Identifiquei-me com você no "futura escritora". Estou encontrando muitas blogueiras com esse desejo ultimamente! Hahaha

    Beijos!
    Bru
    Papo de Estante

    ResponderExcluir
  3. Oi Paula!
    Você me deixou um recadinho lá no skoob e eu vim conferir, e amei seu blog!
    Acredita que eu nunca li nenhum livro do Nicholas?
    Já estou seguindo aqui, parabéns pela resenha!
    Beijão!
    Tem post novo lá no blog!
    endless-poem.blogspot.com.br

    Se quiser fazer parceria com o blog, será um prazer!

    ResponderExcluir